1949
Nasceu na freguesia da Conceição, da Ilha do Príncipe, filho de Manuel da Cruz Mendes e Inocência Daniel Luciano.
1962
Ingresso no Liceu Nacional D. João II – São Tomé
Tenho muito a agradecer ao meu cunhado Lereno da Mata, que, como um pai, deu-me todo o apoio, acolhimento e orientação.

1970
CURSO DE SARGENTOS MILICIANOS
EAMA – Escola de Aplicação Militar de Angola
1970 a 1973
FURRIEL DO EXÉRCITO – SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Atleta e jogador de futebol da CC7 (Companhia de Caçadores nº7) e Vocalista do Conjunto Militar “ OS QUICOS VERDES” de Celerino Godinho. Atuava sempre em colaboração com outro grupo musical militar XUF-XUF do tenente Coimbra.
1973 a 1975
Distinguiu-se em diversos espectáculos com crianças e colegas das diversas localidades do Ribatejo – Escola do Magistério Primário – Santarém – Portugal.
1975
Tendo regressado a STP na véspera da independência, foi professor na escola Primária Atanásio Gomes. Foi nomeado, no ano seguinte, professor do quadro da escola preparatória Patrice Lumumba.
Técnico do INED – Instituto Nacional de Educação e Desporto, tendo trabalhado com técnicos franceses e cubanos na organização do ensino em geral e na elaboração de manuais escolares.
1976
Organizou do 1º Festival Musical Inter-Distrital de São Tomé e Príncipe, ganho pelo representante da cidade de Angolares.
1976
Criou, no bairro Potó-Potó, São Tomé, um grupo musical infantil, “OS CANUCOS DAS ILHAS VERDES“ com ZEZITO MENDES, KALÚ MENDES, TONECAS, OLAVO ARAGÃO, ÁLVARO MENDES, RUI MENDES, DICO MENDES, DIÓ, VIZINHO, MINGO, VICTOR LOMBÁ, MITÓ, ZÉ, LUDGÉRIO SALVATERRA, NUNA e LÍGIA SECA.
1977
Na Universidade de Poitiers (França): Finalizou o CURSO DE REALIZADOR DE TELEVISÃO.
Foi homenageado pela OMSTEP e entidades culturais de São Tomé e Príncipe, pela sua dedicação e zelo demonstrados nas atividades escolares e recreativas, inerentes ao desenvolvimento cultural e artístico das nossas crianças e a emancipação das mulheres em STP, com canções como “MAMà PRECISA MUDAR e CONTE COMIGO MAMÔ, entre outras.
1978
Deslocação a Angola com o Zezito, Festival no recinto Karl Marx, na companhia de ZECA AFONSO e muitos artistas estrangeiros. Deslocações para atuar no interior de Angola até à cidade Saurimo.
Esteve em Havana no Festival Mundial da Juventude e Estudantes, como um dos responsáveis, do grupo cultural Santomense (Puita, Ússua e Dêxa).
Trabalhou um ano letivo como professor de Francês na Escola Preparatória do Príncipe.
16 de dezembro de 1978
Casou-se, em S. Tomé, com Maria Felisberta Mendes, o grande amor da sua vida, sua inseparável companheira e conselheira, a quem dedicou a canção Eu te amo Lili.
1979 – Nomeado Diretor da Escola de Magistério Primário “VIANA DA MOTA”.
Junho de 1980
GALA INTERNACIONAL DOS PEQUENOS CANTORES da Figueira da Foz – Portugal
Participação coroada de sucesso com a vitória do Kalú Mendes, com as canções “No nosso S. Tomé os meninos também cantam”, de Felício Mendes e “Quem somos nós” de Leonel Aguiar e orquestração do conjunto “Os Úntués”.
1980
Trabalhou como Técnico no Gabinete de estudos do Ministério da Educação.
Nomeado Responsável Técnico da Televisão Experimental que se inaugurou em S.Tomé e Príncipe.
Assumiu o cargo de Assessor da Escola no Campo, na Roça Diogo Vaz, em S. Tomé.
1984 – Paris
A convite do compatriota GILBERTO UMBELINA e diversas associações, começou a frequentar o meio musical riquíssimo daquela cidade e teve a oportunidade de atuar várias vezes com grandes músicos.
Terminou a sua formação na CONSERVATÓRIA DE PARIS.

1992 – NA VIDA – TIO E SOBRINHO
Foi contratado pela Embaixada de Portugal em Paris para ser Professor do Ensino Português no Estrangeiro, cargo que exerce com muito brilho.

1997 – A RODA DOS 7
1998 – EXPO 98
Foi responsável pela organização da Gala de S.Tomé e Príncipe, na Praça Sony.

1999 – OS PUTOS DA ESCOLA

2000 – MODI A
2002
Organizou, com sucesso, o grande Festival Infantil da Canção Lusófona em Paris.
Participou no Grupo Coral dos Professores de Português em França.
2003
Prosseguiu seus estudos através da Universidade Aberta de Lisboa, tendo concluído a Licenciatura em Formação Científica e Pedagógica, com Especialização em Língua Portuguesa.
2007
Ganhou o primeiro prémio do Concurso Portfolio / Internet “Um incentivo à descoberta de itinerários de aprendizagem”, realizado pela Embaixada de Portugal em França, com a participação de professores de português, tendo recebido o primeiro prémio das mãos do Sr. Embaixador António Monteiro.

Solicitado, pelos Serviços do ensino português e francês, para participar nas atividades multiculturais como “o CARROCEL DAS LÍNGUAS”, entre outras, que o levaram a Lille, Brest, Lyon, Poitiers, Strasbourg, ST Priest, Colmar.
2010
A pedido das entidades oficiais do Príncipe foi Co-escritor e compositor do Hino Regional do Príncipe
2012
O texto da canção “A Roda dos 7” é estudado no 3º ciclo, do Ensino Básico – currículo da língua estrangeira, Português, na rubrica Lusofonia. O manual “Olá! Tudo Bem?” foi editado pelo CNDP (Centre National de Documentation Pédagogique) e CRDP (Centre Regional de Documentation Pédagogique), do Ministério da Educação Francês, e adotado em toda a França.


2014 – YÉ MÉ

2015 – FELÍCIO MENDES NO PROJETO “CANTAR PORTUGAL”, COM ALUNOS FRANCESES
2018 – FELÍCIO MENDES EM MACAU
“EU TE AMO LILI”
JANEIRO 2019 – FELÍCIO MENDES LANÇA O LIVRO
OS FUGIDOS
29 DE MAIO 2019 – FELÍCIO MENDES É HOMENAGEADO NA ILHA DO PRÍNCIPE

Parabéns, pelo mérito! És um grande Homem!
Um grande beijinho.
Sou fã.
Excelente percurso, colega!!! Sinto me orgulhosa em te conhecer. Desejo muitas felicidades para ti e familia e que acrescentes mais feitos a esta biografia. Obrigada por esta partilha. Fiquei emocionada. Parabéns e muitos sucessos!
Caro Felício, para mim, muito sinceramente, estás no podium nacional ao lado da nossa Alda Espírito Santo.
Admiro-te/Carlos Neto Amado
Muitos Parabéns Felicio, Orgulho meu primo !!!
Não existem palavras nem letras que as formam para quantificar e qualificar os seus valores. Ficamos todos gratos por seres o nosso Felício Mendes, o meu colega professor Felício, aquele que sempre terei saudades das suas conversas e dos seus conselhos no limiar da minha adolescência. O país – São Tomé e Príncipe – agradece por tudo quanto fez para as memórias passadas, presentes e futuras. Para a nossa história como país e como Nacão. Os meus parabéns pelo heróico percurso. Aperta-me, de novo, ao teu peito como fez no passado, nos momentos difíceis do meu próprio percurso. Inúmeras estórias, são saudades… Dá-me a tua mão… Sinto-me deveras emocionado. Desejo-lhe longa vida e mais caminhos a percorrer, e que os percorra, sempre confiante. Sucessos; Bem-haja!
Este é dos raros casos em que a quantidade segnifica qualidade. Pessoas como tu elevam o nome de S. Tomé e Principe. Bem haja
Parabens Felicio, sou vossa fa desde os tempos em que o Zezito cantou “De-me as minhas 20 Dobras Mamae”! Impressionante!! Parabens aos 3, digo, ao tio e aos sobrinhos! Ao primeiro que soube conduzir os sobrinhos ao sucesso e aos sobrinhos pelo zelo e sabedoria de “beber da mesma fonte”. Bem haja!
Apenas ouvia as músicas de FELÍCIO MENDES,Hoje mi sinto emocionado e encantado por conhecer melhor.
Estrada da vida cheia de sucesso,vitória e glórias. Parabéns.
Dispensa Comentário. Felício Mendes é um homem que soube transmitir desde muito cedo e aos mais pequenos o saber e a sua experiência. Um Patriota. Mesmo ausente do Pais, sua terra natal, nunca esqueceu as suas raízes. Sempre presente com a humildade que sempre o caracterizou, respeito, disciplina educação familiar que teve ainda de berço faz dele um homem perfeito e com muitas qualidades. Ainda quando pequeno já ouvi falar dele como professor, cantor e amigo. Por isso quero deixar expresso os meus sinceros e profundos reconhecimentos pela vida de ensinamento e troca de experiência aos mais novos, pelo calor de amizade e sobretudo africano que o caracteriza e o seu “savoir faire” que brindado aos todos os Santomenses de uma forma geral e ao mundo! PARABENS!
Viva Felicio, estou mesmo feliz por ti , a tua carreira é um espetaculo, se alguem me deixa saudades do meu tempo na CC7, certamente és um, se bem te lembras sempre tivemos uma amizade bem forte, só tenho pena de estarmos em partes opostas do mundo,no entanto aqui te desejo muitas felicidades no teu percurso,tanto na musica como em qualquer outra faceta em que decidas empreender, um abraço sincere.
Fantástico. Meus parabéns …Sinto-me orgulhosa em conhecer o professor Filicio Mendes
Fantástico. Meus parabéns …Sinto-me orgulhosa em conhecer o Filicio Mendes
Orgulho nacional, na minha opinião o seu sobrinho Kalú Mendes é o melhor Músico nacional sou fãm do Kalú, cada dia que passa admiro-o mais e mais só tenho algo a a dizer, talento nato.Diz para ele que tem um admirador.Abraço
Mas que bela, generosa e produtiva vida, caro colega! Parabéns. Um abraço
Parabéns! Espero que ainda possas acrescentar muitas mais coisas a esta biografia! Quem sabe nos voltemos a ver e eu te possa colocar algumas questões que esta biografia me suscitou!
Excelente percurso, meu tio! Que orgulho!!! E que site tão bem concebido! Um xi-coração apertado. Cency