1949

Nasceu na freguesia da Conceição, da Ilha do Príncipe, filho de Manuel da Cruz Mendes e Inocência Daniel Luciano.

1962

Ingresso no Liceu  Nacional D. João II – São Tomé

Tenho muito a agradecer ao meu cunhado Lereno da Mata, que, como um pai, deu-me todo o apoio, acolhimento e orientação. 

1970

CURSO DE SARGENTOS MILICIANOS

EAMA – Escola de Aplicação Militar de Angola

1970 a 1973

FURRIEL DO EXÉRCITO – SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Atleta e jogador de futebol da CC7 (Companhia de Caçadores nº7) e Vocalista do Conjunto Militar “ OS QUICOS VERDES” de  Celerino Godinho.  Atuava sempre em colaboração com  outro grupo musical militar XUF-XUF do tenente Coimbra.

1973 a 1975

Distinguiu-se em diversos espectáculos com crianças e colegas das diversas localidades do Ribatejo – Escola do  Magistério Primário – Santarém – Portugal.

1975

Tendo regressado a STP na véspera da independência, foi professor na escola Primária Atanásio Gomes. Foi nomeado, no ano seguinte, professor do quadro da escola preparatória Patrice Lumumba.

Técnico do  INED – Instituto Nacional de Educação e Desporto, tendo trabalhado com técnicos franceses e cubanos na organização do ensino em geral e na elaboração de manuais escolares.

1976

Organizou do 1º Festival Musical Inter-Distrital de São Tomé e Príncipe, ganho pelo representante da cidade de Angolares. 

1976

Criou, no bairro Potó-Potó, São Tomé, um grupo musical infantil, “OS CANUCOS DAS ILHAS VERDES“ com ZEZITO MENDES, KALÚ MENDES, TONECAS, OLAVO ARAGÃO, ÁLVARO MENDES, RUI MENDES, DICO MENDES, DIÓ, VIZINHO, MINGO, VICTOR LOMBÁ, MITÓ, ZÉ, LUDGÉRIO SALVATERRA, NUNA e LÍGIA SECA.

1977

Na Universidade de Poitiers (França): Finalizou o CURSO DE REALIZADOR DE TELEVISÃO.

Foi homenageado pela OMSTEP e entidades culturais de São Tomé e Príncipe, pela sua dedicação e zelo demonstrados nas atividades escolares e recreativas, inerentes ao desenvolvimento cultural e artístico das nossas crianças e a emancipação das mulheres em STP, com canções como “MAMà PRECISA MUDAR e CONTE COMIGO MAMÔ, entre outras.

1978

Deslocação a Angola com o Zezito, Festival no recinto Karl Marx, na companhia de ZECA AFONSO e muitos artistas estrangeiros. Deslocações para atuar no interior de Angola até à cidade Saurimo.

Esteve em Havana no Festival Mundial da Juventude e Estudantes, como um dos responsáveis, do grupo cultural Santomense (Puita, Ússua e Dêxa).

Trabalhou um ano letivo como professor de Francês na Escola Preparatória do Príncipe.

16 de dezembro de 1978

Casou-se, em S. Tomé, com Maria Felisberta Mendes, o grande amor da sua vida, sua inseparável companheira e conselheira, a quem dedicou a canção Eu te amo Lili.

1979 – Nomeado Diretor da Escola de Magistério Primário “VIANA DA MOTA”.

Junho de 1980

GALA INTERNACIONAL DOS PEQUENOS CANTORES da Figueira da Foz – Portugal

Participação coroada de sucesso com a vitória do Kalú Mendes, com as canções “No nosso S. Tomé os meninos também cantam”, de Felício Mendes e “Quem somos nós” de Leonel Aguiar e orquestração do conjunto “Os Úntués”.

1980

Trabalhou como Técnico no Gabinete de estudos do Ministério da Educação.

Nomeado Responsável Técnico da Televisão Experimental que se inaugurou em S.Tomé e Príncipe.

Assumiu o cargo de Assessor  da Escola no Campo, na Roça Diogo Vaz, em S. Tomé.

1984 – Paris

A convite do compatriota GILBERTO UMBELINA e diversas associações, começou a frequentar o meio musical riquíssimo daquela cidade e teve a oportunidade de atuar várias vezes com grandes músicos.

Terminou a sua formação na CONSERVATÓRIA DE PARIS.

Foi contratado pela Embaixada de Portugal  em Paris para ser Professor do Ensino Português no Estrangeiro, cargo que exerce com muito brilho.

1997 – A RODA DOS 7

1998 – EXPO 98

Foi responsável pela organização da Gala de S.Tomé e Príncipe, na Praça Sony.

2000 – MODI A

2002

Organizou, com sucesso, o grande Festival Infantil da Canção Lusófona em Paris.

Participou no Grupo Coral dos Professores de Português em França.

2003

Prosseguiu seus estudos através da Universidade Aberta de Lisboa, tendo concluído a Licenciatura em Formação Científica e Pedagógica, com Especialização em Língua Portuguesa.

2007

Ganhou o primeiro prémio do Concurso Portfolio / Internet “Um incentivo à descoberta de itinerários de aprendizagem”, realizado pela Embaixada de Portugal em França, com a participação de professores de português, tendo recebido o primeiro prémio das mãos do Sr. Embaixador António Monteiro.

Solicitado, pelos Serviços do ensino português e francês, para participar nas atividades multiculturais como “o CARROCEL DAS LÍNGUAS”, entre outras, que o levaram a Lille, Brest, Lyon, Poitiers, Strasbourg, ST Priest, Colmar.

2008

Felício Mendes é mencionado no livro do currículo escolar francês, “Olá! Tudo bem?”, nível A1 e A2. 

2010

A pedido das entidades oficiais do Príncipe foi Co-escritor e compositor do Hino Regional do Príncipe

2012

O texto da canção “A Roda dos 7” é estudado no 3º ciclo, do Ensino Básico – currículo da língua estrangeira, Português, na rubrica Lusofonia. O manual “Olá! Tudo Bem?” foi editado pelo CNDP (Centre National de Documentation Pédagogique) e CRDP (Centre Regional de Documentation Pédagogique), do Ministério da Educação Francês, e adotado em toda a França.

2014 – YÉ MÉ

2015 – FELÍCIO MENDES NO PROJETO “CANTAR PORTUGAL”, COM ALUNOS FRANCESES

2018 – FELÍCIO MENDES EM MACAU

“EU TE AMO LILI”

JANEIRO 2019 – FELÍCIO MENDES LANÇA O LIVRO 

OS FUGIDOS

29 DE MAIO 2019 – FELÍCIO MENDES É HOMENAGEADO NA ILHA DO PRÍNCIPE 

DEZEMBRO 2020 – LANÇAMENTO DOS LIVROS FEIJÃO NA ÁGUA E BEANS IN WATER 

MARÇO de 2021 – LANÇAMENTO DOS LIVROS TARTARUGA SUPETO E AS GALINHAS DO REI e SUPETO THE TURTLE AND THE KING’S CHICKENS